6.07.2011

15 “escravos” portugueses resgatados em Espanha

Sete pessoas foram constituídas arguidas no âmbito de um processo relativo ao tráfico de pessoas entre Portugal e Espanha para fins de exploração laboral, informa a Polícia Judiciária.

A investigação, conduzida pela PJ através da Diretoria do Centro, apurou que os suspeitos, com idades compreendidas entre os 28 e os 62 anos, residem habitualmente em Espanha, sendo que alguns deles se deslocavam a Portugal com o objetivo de angariarem pessoas para trabalhos agrícolas naquele país, com a falsa promessa de serem bem remuneradas.

As vítimas, todas do sexo masculino, residentes em zonas rurais dos concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital, Seia, Nelas e Mangualde, “são pessoas socialmente vulneráveis, psicologicamente frágeis, dependentes do álcool ou de drogas e, consequentemente, muito influenciáveis”, é referido ainda no comunicado.

A Polícia Judiciária contou com a colaboração da Guarda Civil espanhola, que realizou várias buscas nas zonas de Salamanca, Valladolid e Burgos, onde identificou e resgatou vários cidadãos portugueses que estavam a ser vítimas das ações criminosas em causa.

Segundo uma fonte policial, nas buscas foram resgatadas 15 pessoas nesta situação, sendo que algumas das vítimas já tinham conseguido fugir anteriormente.

Foram também identificados alguns empresários espanhóis. Os suspeitos, cinco homens e duas mulheres, todos portugueses e membros da mesma família, vivem em Espanha, onde estão sujeitos a termo de identidade e residência.

Fonte "As Beiras" 07/06/11

Sem comentários:

Enviar um comentário