5.10.2011

Instalação Fotográfica de Pedro Medeiros

CALENDÁRIO DA INSTALAÇÃO
Coimbra, 3 de Maio a 3 de Setembro de 2011.

MERCADORIA HUMANA é uma instalação fotográfica da autoria de Pedro Medeiros, integrada no âmbito do projecto global «Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos» que Saúde em Português, Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, está a desenvolver na Região Centro. Este projecto tem como objectivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.

Neste contexto, Saúde em Português convidou Pedro Medeiros, fotógrafo com actividade profissional sedeada em Coimbra, para concepção de uma exposição inédita de fotografia, interpretando e representando o tema central da campanha. Em resposta a este desafio, Pedro Medeiros criou um projecto de autor, constituído por um portefólio original de 8 imagens, propondo à Saúde em Português a apresentação deste conjunto de fotografias em formato de Instalação de Arte Pública.
O calendário de planeamento desta instalação foi levado a cabo pelo autor ao longo de um ano, num trabalho de constante apoio, parceria e produção ao cuidado de Saúde em Português: Direcção do seu Presidente, Hernâni Caniço, Direcção de Coordenação de Sofia Figueiredo, Direcção Técnica de Ana Figueiredo, Apoio Administrativo de Marisa Lobo e Design de Comunicação de Sofia Machado Santos.

A apresentação da instalação no contexto urbano da cidade de Coimbra envolve o apoio e colaboração de cerca de 20 entidades, instituições e empresas da cidade. O projecto será visível num conjunto significativo de espaços, em vários suportes expositivos vocacionados para o exterior: painéis fotográficos MUPIS 175x120cm, cartazes de várias dimensões, flyers e folhetos informativos, anúncios de imprensa no Jornal Diário As Beiras (parceiro media patrocinador deste projecto).

A INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA «MERCADORIA HUMANA» pretende desta forma convocar o público para um périplo simultâneo de exposição em vários espaços públicos, a saber: Centros de Saúde; Espaços Institucionais de Informação Municipal; Espaços de Ensino Público; Espaços de Conhecimento, Cultura e Lazer; Áreas de Comércio; Empresas de Transporte de Passageiros e Mercadorias; Postos de Turismo.

A instalação fotográfica tem como núcleo principal o Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra, espaço cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Coimbra. Este local, escolhido pelo autor para lançamento do projecto, funciona como “Site Specific” da instalação. Trata-se do espaço onde foram criadas a maioria das obras e onde se pretende que estas estejam em diálogo permanente com o público no seu contexto de instalação. A apresentação integral dos 8 painéis fotográficos no Mercado Municipal D. Pedro V pretende estimular um exercício de diálogo e comunicação, conciliando as interpretações do público com o contexto global da campanha «Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos» e as preocupações do artista na concepção do projecto fotográfico.

Os painéis fotográficos que constituem a instalação encontram-se também visíveis em vários espaços disponibilizados com o apoio das seguintes entidades: Agência de Promoção da Baixa de Coimbra; Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego I (Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penacova); Agrupamento de Escolas Martim de Freitas; Agrupamento Vertical de Escolas Dr.ª Alice Gouveia; Casa Municipal da Cultura; Casa Municipal da Cultura/Biblioteca Municipal de Coimbra - Ler ao Cubo, espaço de leitura ao ar livre no Parque Verde do Mondego; Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra; Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra; Direcção Regional de Cultura do Centro; Espaços de Publicidade Institucional da Câmara Municipal de Coimbra/Mobiliário Urbano J.C. Decaux; Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; PLURAL Cooperativa Farmacêutica, CRL - Divulgação nas Farmácias da cidade e distrito de Coimbra; Instituto Português da Juventude (Direcção Regional do Centro - Serviços Desconcentrados de Coimbra); Mercado Municipal D. Pedro V/Câmara Municipal de Coimbra; Postos de Turismo - Turismo Centro de Portugal; Rede Ferroviária Nacional – REFER, EPE (Estação de Coimbra Cidade e Coimbra B); Rodoviária da Beira Litoral S.A. SASUC – Unidades Alimentares da Universidade de Coimbra; Torre Arnado - Business Center de Coimbra.

A INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA «MERCADORIA HUMANA» assume o compromisso iniciado nas décadas de 60 e 70 do séc. XX em que a arte começa a ser apresentada fora dos espaços convencionais dos museus e galerias de arte. Este projecto pretende criar uma maior proximidade com o público, reforçando a ideia da cidade como espaço vivo de reflexão, cidadania, participação cívica, convocando a população para um exercício de análise crítica e interacção comunitária.

A INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA «MERCADORIA HUMANA» tem como intenção primordial a protecção das vítimas que todos os dias estão sujeitas às mais diversas formas de tráfico e exploração. Ao incluir em todos os painéis fotográficos os contactos e linhas telefónicas de acção desta campanha a Fotografia assume-se como um instrumento de defesa das vítimas e de possibilidade de denúncia dos seus opressores.












AGRADECIMENTOS:

A todas as entidades, instituições e empresas que com o seu inestimável apoio e cedência de espaços tornaram possível a concretização deste projecto.

À Casa da Esquina - Associação Cultural pelo contributo essencial de Nádia Almeida, Helena Freitas e Ricardo Correia.

Ao Projecto BUH! - Associação Cultural e ao seu director Ricardo Seiça Salgado.

À Câmara Municipal de Coimbra e à Casa Municipal da Cultura por todo o apoio neste projecto, em especial na cedência do espaço do Mercado Municipal D. Pedro V. Ao Dr. Miguel Branquinho, à equipa de montagem do Mercado, à equipa de montagem da Casa Municipal da Cultura.
À empresa COMBITUR – Construções Imobiliárias e Turísticas, S.A., ao Engenheiro José Gonçalves Arantes pelo patrocínio na cedência das estruturas para montagem da instalação no Mercado Municipal D. Pedro V.

Às voluntárias Rita Brito, Rita Rigueiro e Sara Pinto pelo apoio logístico e divulgação.

Ao João Moura Relvas pelo apoio em todos os trabalhos de montagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário