9.12.2011

Mercadoria Humana no Blogue Novos Escravos

Mercadoria Humana
Rita Penedo (www.expresso.pt)
22:09 Sexta feira, 9 de setembro de 2011
"O artista Pedro Medeiros, autor da exposição fotográfica "Mercadoria Humana", criou e captou a submissão e a devassidão como expressão de discriminação, violência e sentimento de perda do ser humano, palco da sociedade que critica mas teme simultânea e despudoradamente o impacto da divulgação e combate ao tráfico de seres humanos. Permitir que as pessoas sejam tratadas como mercadoria humana é contribuir para a sociedade desigual, fracturante e redutora, opressora e injusta, sem probidade e veniaga. Saúde em Português assume a polémica, mostrando a frieza crua e dura da vileza humana, na defesa da cidadania, pelo combate ao tráfico de seres humanos e pela igualdade de oportunidades."
Hernâni Caniço (Presidente Saúde em Português)

"Há um vazio nas imagens do projecto Mercadoria Humana que reproduzem a frieza da nossa impotência. Essa impotência reproduz-se, facilmente, no descartar da responsabilidade, sendo natural considerarmo-nos inconscientes de uma coisa tida como ausente, por outras palavras, um supremo tabu. O trabalho de Pedro Medeiros insiste, portanto, em provar justamente o contrário: que é tempo de vermos nas arcas frigoríficas, nos armazéns de mercadorias, nas bancas de venda de um mercado, na solidão congelada de um elevador, no "açaime de um animal", a vida nua que corresponde a um espaço de excepção permanente fabricado por nós à margem da lei, o mesmo espaço que nos evita ter de pensar nesta realidade e que, além disso, é gérmen imanente da sociedade em que nos envolvemos."
Ricardo Seiça Salgado (Antropólogo)

ENTIDADE FINANCIADORA:
Programa Operacional do Potencial Humano através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa está a promover na Região Centro, o projecto Mercadoria Humana - Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos", que tem como objectivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.

Neste contexto, Saúde em Português convidou Pedro Medeiros, fotógrafo com actividade profissional sedeada em Coimbra, para concepção de uma exposição inédita de fotografia, interpretando e representando o tema central da campanha. Em resposta a este desafio, Pedro Medeiros criou um projecto de autor, constituído por um portefólio original de 8 imagens, propondo à Saúde em Português a apresentação deste conjunto de fotografias em formato de Instalação de Arte Pública.

A apresentação desta instalação fotográfica, no contexto urbano da cidade de Coimbra, decorreu de 3 de Maio a 3 de Setembro, envolvendo o apoio e colaboração de cerca de 20 entidades, instituições e empresas da cidade.

A INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA "MERCADORIA HUMANA" pretendeu desta forma convocar o público para um périplo simultâneo de exposição em vários espaços públicos, a saber: Centros de Saúde; Espaços Institucionais de Informação Municipal; Espaços de Ensino Público; Espaços de Conhecimento, Cultura e Lazer; Áreas de Comércio; Empresas de Transporte de Passageiros e Mercadorias; Postos de Turismo.

A apresentação da instalação fotográfica teve lugar no Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra, espaço cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Coimbra. Este local, escolhido pelo autor para lançamento deste projecto, funcionou como um dos "Site Specific" nucleares da instalação. Trata-se do espaço onde foram criadas a maioria das obras e onde se pretende que estas estejam em diálogo permanente com o público no seu contexto de instalação. A apresentação integral dos 8 painéis fotográficos no Mercado Municipal D. Pedro V pretende estimular um exercício de diálogo e comunicação, conciliando as interpretações do público com o contexto global da campanha "Mercadoria Humana - Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos" e as preocupações do artista na concepção do projecto fotográfico.

A INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA "MERCADORIA HUMANA" assume o compromisso iniciado nas décadas de 60 e 70 do séc. XX em que a arte começa a ser apresentada fora dos espaços convencionais dos museus e galerias de arte. Este projecto pretende criar uma maior proximidade com o público, reforçando a ideia da cidade como espaço vivo de reflexão, cidadania, participação cívica, convocando a população para um exercício de análise crítica e interacção comunitária.

A INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA "MERCADORIA HUMANA" tem como intenção primordial a protecção das vítimas que todos os dias estão sujeitas às mais diversas formas de tráfico e exploração. Ao incluir em todos os painéis fotográficos os contactos e linhas telefónicas de acção desta campanha a Fotografia assume-se como um instrumento de defesa das vítimas e de possibilidade de denúncia dos seus opressores.

Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário