8.09.2011

Apresentação do Relatório Anual sobre Tráfico de Seres Humanos 2010

“Somos todos parte do problema, somos todos parte da solução”

Saúde em Português fez-se representar por Mónica Ferreira, coordenadora do projecto Mercadoria Humana, na sessão de apresentação do Relatório Anual sobre Tráfico de Seres Humanos que decorreu ontem, no auditório do Ministério da Administração Interna.
Joana Daniel Wrabetz, Chefe de Equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, apresentou alguns dos dados relativos a 2010 desta que é a escravatura dos nossos tempos.
Apesar de a nível mundial cerca de 80% das vítimas de tráfico serem usadas para fins de exploração sexual, em Portugal, em 2010, a exploração laboral foi a que mais se verificou. Motivo pelo qual foram registadas mais vítimas masculinas que femininas, com média de idades a rondar os 28 anos. De facto, o relatório estatístico indica que foram confirmadas 22 vítimas de tráfico de seres humanos, 14 homens e oito mulheres (números que invertem o registado em 2008 e 2009).
Algo surpreendente foi a verificação de que a maioria das vítimas é portuguesa, seguindo-se as nacionalidades brasileira e romena.
No final da sua intervenção, Joana Daniel Wrabetz agradeceu a Saúde em Português por ter disponibilizado a instalação fotográfica concebida no âmbito do projecto ‘Mercadoria Humana’ pelo fotógrafo Pedro Medeiros , que esteve patente no auditório do MAI.
Após a entrega dos cartões de sinalização, seguiram-se os discursos da Ministra da Justiça e do Ministro da Administração Interna.
Na sua intervenção, Paula Teixeira da Cruz, a Ministra da Justiça, classificou o Tráfico de Seres Humanos como uma vergonha e considerou que o caminho a seguir para o seu combate passa pela colaboração interinstitucional. "Hoje sabemos mais sobre as redes, as vítimas, os traficantes e o seu modo de actuação. Não obstante, ainda existe um longo percurso a trilhar e a colaboração entre autoridades policiais e judiciárias dos diversos países pode permitir prevenir e lutar contra este fenómeno que nos envergonha a todos".
Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, assumiu “todo o empenho político em contribuir para pôr fim a esta vergonha do século XXI que é consentir por inépcia ou ineficácia esta escravatura intolerável", O Ministro da Administração Interna garantiu ainda que não faltarão recursos para continuar o combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Saúde em Português continua empenhada no combate a este fenómeno quer através do Projecto Mercadoria Humana quer do Mercadoria Humana II que terá início no próximo mês de Novembro!


Sem comentários:

Enviar um comentário