7.05.2011

7.º Debate com... Dra. Joana Daniel-Wrabetz













DRA. JOANA DANIEL-WRABETZ, chefe de equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, foi a convidada a participar no 3º debate sobre TSH, da segunda fase de apresentação da peça “Senti um Vazio”

No inicio da conversa a Dra. Joana Daniel Wrabetz, começou por caracterizar a peça como algo espantoso e que retrata uma pura realidade de muitas meninas vítimas de tráfico para exploração, que são pessoas oriundas de famílias com muitas dificuldades, que caem no engodo de promessas de uma vida melhor, melhores empregos e muitas vezes sem qualquer capacidade de escolha.

Explicou também qual é a missão do OTSH e que a equipa trabalha em conjunto com as autoridades policiais, com os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, entre outras entidades. Deu a conhecer que segundo os dados do Observatório, em Portugal existem 405 vítimas de TSH, mas só 22 casos é que são confirmados, pois o crime de TSH é assinalado, mas depois é difícil de provar porque ainda faltam alguns meios para que as autoridades possam actuar de forma a provar o crime.

Ainda durante a conversa a Dra. Joana descreveu alguns exemplos dos vários tipos de tráfico existentes em Portugal, desde do tráfico para exploração sexual, laboral, entre outros, realçando o que ainda não foi provado em Portugal é o tráfico de órgãos, que é um outro problema existente noutros países.

No final, a Dra Joana Daniel-Wrabetz terminou a conversa defendendo que nós somos parte deste problema mas também fazemos parte da solução, por isso todos nós devemos denunciar, alertar, assinalar, combater este problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário