8.31.2010

ONU lança Plano Contra Tráfico de Seres Humanos

Medidas são anunciadas nesta terça-feira durante reunião na Assembleia Geral, em Nova York.

As Nações Unidas lançaram nesta terça-feira (31 de Agosto de 2010) um Plano de Ação Global contra o Tráfico de Seres Humanos.
De acordo com a ONU, milhões de pessoas, a maioria crianças e mulheres, são vítimas deste tipo de crime todos os anos.

Medidas Concretas

O plano foi lançado na Assembleia Geral, em Nova York, numa sessão aberta pelo Secretário-Geral, Ban Ki-moon.

Em seu discurso, Ban disse que o Plano de Ação fortalece o que ele chamou de três Ps: prevenir o tráfico, processar os criminosos e proteger as vítimas. Ele lembrou que a proposta ainda inclui um quarto P, de parceria. Ban disse que o tráfico é uma forma de escravidão moderna.

Em Julho, o órgão adoptou o plano no qual governos se comprometem a tomar medidas concretas para evitar o tráfico de pessoas, proteger e assistir as vítimas.

Outras recomendações visam punir crimes relacionados ao tráfico além de fortalecer parcerias entre governos, sociedade civil, setor privado e a média.

A especialista do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, Sandra Valle, falou à Rádio ONU, de Viena, sobre um dos desafios para combater o crime logo no começo.

“O grande problema que se tem é de treinar as polícias locais para estarem mais alertas a sinais de tráfico. Porque é claro que aquela pessoa traficada não vai ter nenhuma identidade, ela terá medo de denunciar. E a polícia tem que estar devidamente sensibilizada e treinada para ver estes sinais”, afirmou.

Fundo Voluntário
De acordo com o Unodc, uma das formas de ajudar as vítimas do tráfico de seres humanos é através da criação de um fundo voluntário da ONU.

A agência também pediu aos governos que tomem todas as medidas para assegurar que as vítimas não sejam penalizadas pelo fato de terem sido traficadas.

Fonte: Rádio ONU

Sem comentários:

Enviar um comentário