5.04.2011

Exposição de Artes Plásticas sobre o TSH

MERCADORIA HUMANA – EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS SOBRE TRÁFICO DE SERES HUMANOS é uma exposição itinerante criada por alunos na Escola Universitária das Artes de Coimbra (ARCA EUAC) no âmbito do projecto Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos, promovido na região centro por Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa. Este projecto tem como objectivos principais: prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.

Esta exposição é uma resposta ao convite lançado por Saúde em Português à Escola Universitária das Artes de Coimbra – ARCA EUAC, para interpretação do tema central do projecto. Neste sentido, foram distribuídos sete manequins, enquanto representação de figuras humanas, sobre os quais, os alunos da Licenciatura de Artes Plásticas realizaram as suas intervenções. Ao longo de 2 meses, a orientação e coordenação destes trabalhos esteve sob orientação e coordenação do pintor/prof. Doutor João Dixo.

As obras que integram esta exposição pretendem expressar as diversas manifestações do Tráfico de Seres Humanos.

Pretendendo criar uma maior proximidade com a comunidade, entre 03 de Maio e 31 Outubro, esta exposição irá circular por diversos espaços da cidade de Coimbra, tais como: Centros Comerciais, Espaços de Cultura e Lazer, Escolas do Ensino Profissional e Superior, entre outros. Para o efeito foi criado um itinerário, a saber:

3 a 15 de Maio – Mercado Municipal D. Pedro V
4 a 15 de Maio - Agências Passepartout, Viagens e Turismo Lda
16 a 31 de Maio – Instituto Português da Juventude
1 a 19 de Junho – Agência de Promoção da Baixa de Coimbra
1 a 19 de Junho - Direcção Regional da Cultura do Centro
20 de Junho a 15 de Julho – Agrupamento de Escolas Martim de Freitas
18 a 25 de Julho – Restaurante Still Is
26 de Julho a 31 de Agosto – Café Com Arte
1 a 18 de Setembro – Centro Comercial Atrium Solum
19 a 30 de Setembro – Escola de Artes de Coimbra (ARCA EAC)
3 a 31 de Outubro – Escola Universitária das Artes de Coimbra (ARCA EUAC).


Alex Tero 2011

Carolina Máxima 2011


António e Pedrosa 2011


António André 2011


Catarina Skoglund e Maria Luiza Macedo 2011

Pardinha e LCatarino 2011


Judite Ascenso e António Costa 2011



As obras foram realizadas por: Alexandra Atanásio; Judite Ascenso e António Costa; António Santos e José Manuel Pedrosa; Carolina Máxima; M. Duarte Silva e Lúcia Catarino; Catarina Skoglund e Maria Luiza Macedo; António André.

Apoios/ Cedência de Espaços: Mercado Municipal D. Pedro V, Agência Passepartout, Viagens e Turismo Lda | Solum, Instituto Português da Juventude, Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, Direcção Regional da Cultura do Centro, Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Restaurante Still Is, Café Com Arte, Centro Comercial Atrium Solum, ARCA – EAC e ARCA – EUAC.

Agradecimentos: A todas as entidades, instituições e empresas que com o seu apoio e cedência de espaços tornaram possível a concretização desta exposição.
À ARCA EUAC, pelo contributo essencial do Prof. Doutor Carlos Sá Furtado, Pintor/Prof. Doutor João Dixo na concretização desta exposição.
Aos|Ás alunos|as por toda a dedicação e empenho manifestados na realização destas obras.
Ao Pedro Medeiros pelas fotografias das obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário